Pela nossa história ( Taekwondo no Brasil ) o POOMSAE, terminologia atualmente usada para FORMA.

As FORMAS eram movimentos fundamentais variados a maioria dos quais representando ou técnica de ataque ou de defesa, constituindo uma seqüência lógica e definida.

De acordo com a forma, a razão de todos os movimentos é uma série de combate, teste de potência, proeza e beleza. Embora o combate possa meramente indicar que o oponente é mais ou menos avançado, os POOMSAE são um forma de medir, mais crítica na evolução das técnicas individuais. A posição é de grande importância, pois é uma técnica científica de ataque e defesa, que se baseia no movimento de todos componentes do organismo. Seu treino consiste em movimentos dentro de um diagrama, em várias direções com adversários imaginários em todas as direções. É muito importante que se habitue a posições corretas desde o início. Desenvolvido a partir de uma base científica de constituição muscular e óssea, associados à intensidade de força aplicada, exige-se muito esforço e tenacidade na prática dos POOMSAE.

Os seguintes pontos deverão ser considerados durante a prática do POOMSAE:

1. O POOMSAE deverá iniciar e terminar exatamente sobre a mesma marca. Isto indicará a acuidade dos movimentos do praticante;

2. A correta postura e expressão facial deverão ser mantidas por todo o tempo;

3. Os músculos do corpo deverão ser tencionados ou relaxados de acordo com os momentos críticos do exercício;

4. O exercício deverá ser realizado com movimentos rítmicos e com leveza;

5. Os movimentos deverão ser acelerados ou desacelerados de acordo com o padrão do POOMSAE em exercício;

6. Cada POOMSAE deverá ser realizado com perfeição antes de passar para o próximo estágio;

7. Os estudantes deverão conhecer a finalidade de cada movimento;

8. Os estudantes deverão realizar cada movimento com realismo;

9. As técnicas de ataque e defesa deverão ser igualmente distribuídas entre os pés e as mãos.

TAEGUK

Os TAEGUKs simbolizam o céu e a terra, a magnificência do universo. A posição TAEGEUK é o movimento que mostra o princípio da filosofia universal, baseando-se na teoria do positivo e negativo de TAEGEUK. As Linhas de movimento também se baseiam nos PARLGYE (oito GYE), onde são explorados todas as posições de defesa, ataque, avanço, recuo, velocidade, intensidade de força. O essencial dessa posição está na exatidão e velocidade da respiração e movimento, a mudança rápida e correta do centro de equilíbrio, onde temos a aplicação da filosofia universal TAEGEUK.

Tae Guk é o símbolo sobre a regra científica da criação do universo e da maneira de viver do homem. A palavra significa: TAE – Início e GEUK – Infinito.

O Tae Geuk é formado da junção do Mu-Geuk ( círculo ), Yang I ( curva em vermelho e azul ) e seus Parl Gues ( oito trigramas de harmonia da natureza ).

1. Tae Guk – Luz, centralização do universo e da vida.

2. Um Guk – Força, raiz da vida.

3. Yang I – Movimento de evolução do universo e da vida humana como combinação entre a força positiva e a negativa ou entre a matéria e a não-matéria.

Os três são formados em um só.

4. Parl Gue – São os oitos trigramas (céu, Alegria (Satisfação), fogo (sol), trovão, vento, água, montanha e terra) da natureza com o Tae Guk que cria harmonia e desenvolve os acontecimentos do universo. Quando o traço é maior significa positivo e menor negativo.

Veja Abaixo os vídeo dos Poomsaes:
Clique nas imagens

Taegeuk Il (1º) Jang – Faixa Amarela

Esse poomse simboliza KEON (céu), possui 18 movimentos. Keon é a força criativa que habita em todas as formas físicas. Keon é poderoso e é representado pelo céu e pela luz.

 

Taegeuk I (2º) Jang –  Faixa Amarela Ponta Verde

Esse poomsae simboliza o TAE (Alegria). possui 18 movimentos. Tae é de uma natureza espiritual. É serena, as ações deve ser executadas com facilidade e fluidez, sem o sentido de esforçar-se de encontro a suas limitações. Tae é simbolizado pela imagem de um lago.Deve ser feita com plena consciência de cada movimento, de forma que todos sejam igualmente importantes e controlados.

Taegeuk Sam (3º) Jang – Faixa Verde

Esse poomsae simboliza o RI (Fogo). Possui 20 movimentos  o qual representa calor e brilho. RI (Fogo) é o conceito filosófico desta Poomsae e significa o fogo e o sol. O sol causa o fogo. O homem sabe usar o fogo que dá a luz, o calor, o entusiasmo e a esperança. Assim, os movimentos deste poomsae devem exteriorizar as qualidades do fogo e da energia.

Taegeuk Sa (4º) Jang – Faixa Verde Ponta Azul

Esse poomsae simboliza o JIN (Trovão). Possui 20 movimentos, significa grande poder e dignidade. Jin (Trovão) esse poomsae contém muitas posturas que indicam a calma e o equilíbrio forte assim como defesas em combinação com ataques e os chutes frontais que requerem que o executante ataque com força mas que recupere imediatamente a posição.

Taegeuk Oh (5º) Jang – Faixa Azul

Esse poomsae simboliza o SON (Vento), possui 20 movimentos. Son (Vento) simboliza a verdadeira natureza do vento; harmonioso e ao mesmo tempo destrutivo. Apesar de invisível, manifesta-se tão depressa e violento, como gentil. Ensina-nos a agir com a humildade da suave brisa e com a força da tempestade.

Taegeuk Uik (6º) Jang – Faixa Azul ponta Vermelha

Esse poomsae simboliza o KAM (Água), possui 23 movimento. Significa imensa fluidez e maciez. Assim como o vento, a água pode ser harmoniosa e destrutiva. Apesar de sua beleza, a corrente da água que flui consegue passar por cada obstáculo que se opõe ao seu curso. Este poomsae nos ajuda a compreender que, tal como a corrente da água, podemos ultrapassar qualquer desafio, se tivermos autoconfiança e formos persistentes.

Taeguek Chill (7º) Jang – Faixa Vermelha

Esse poomsae simboliza o KAN (Montanha), possui 25 movimentos. Significa capacidade de refletir e firmeza. Simboliza a montanha, estável, tranquila, e como tal, imóvel. Ajuda-nos a consciencializar e a avaliar quando começar e quando parar. Este poomsae  nos incentiva não só a reagir apenas quando é necessário, de forma rápida, mas também nos ensina a nos manter imóveis e estáveis, como a rocha.

Taegeuk Pal (8º) Jang – Faixa Vermelha Ponta Preta

Esse poomsae simboliza o KON (Terra), possui 24 movimentos.Tal como a base de toda a vida que representa, a Terra rodeia e nos alimenta, movendo-se em silêncio. Pal chang simboliza o mais alto nível de concentração. Ajuda-nos a respeitar todas as formas de vida que nos rodeia, assim como a nós próprios, e a descobrir força de vontade para viver. Representa tudo o que foi aprendido e é uma preparação para um novo começo